sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O Lobo - e a MULHER


OS homens formaram da mulher uma concepção convencional. Imaginaram a mulher de certo feitio, como as estrelas de cinco pontas e como os corações estilizados do naipe de copas. E por isso, quando a mulher se revela tal qual é na realidade, experimentam a decepção de quem vê num atlas astronómico e num compêndio de anatomia que nem as estrelas são figuras simétricas de lata, com cinco pontas, como nos presépios, nem o coração se parece com copas. O erro não é da mulher, mas do homem, que pretende que a mulher seja, não como é, mas como ele queria que fosse. A mulher é infiel, mentirosa, inconstante, poliandra. O homem obstina-se em querê-la sincera, constante, fiel a um só. Um ou outro caso esporádico legitimou o seu desejo. Mas, os casos excepcionais servem para confirmar a regra. Os poetas, os filósofos, os escritores, os analfabetos, têm cantado, pregado, escrito, tartamudeado que a mulher é infiel, que a mulher trai. Um rei escreve-o no vidro, com o diamante do seu anel; o músico repete-o no melodrama; as cançonetas populares não falam senão em infidelidades; já o escreveram em latim, em turco, em sânscrito, em chinês; os homens empregam noventa por cento das suas energias para seduzir a mulher de outrem e para impe¬dir que os outros seduzam a sua. As estatísticas dos suicídios dizem que, de cem homens que se suicidam, cinco fazem-no por neurastenia, dez por desvario, três por motivos diversos, e oitenta e dois por amor. As obras-primas do romance e as anedotas só para homens têm um único argumento: a infidelidade; que a mulher trai, cada um de nós aprende, repete, ensina; e no entanto todos os reveses provêm desse mal-entendido, que é tudo nas premissas: cada homem quer encontrar para si a excepção, e desespera-se quando percebe ter encontrado a regra. Sim, encontram-se alguns fenómenos isolados de fidelidade; mas, nem por isso devem ser invertidas as proporções e confundido o geral com o particular, substituído o um pelos noventa e nove. Seria como se um botânico teimasse em declarar que o trevo, o trifólio, tem quatro folhas. Insensato! É inútil proclamar que tem quatro folhas, quando o seu próprio nome diz que tem três, e todos estamos de acordo em dizer que o trifólio tem três folhas e que a mulher é infiel. Admito que algumas vezes se encontre um trevo com quatro folhas: mas, então, trata-se de um achado tão excepcional que a colocamos entre as páginas de um livro de versos ou entre os vidros de uma medalha. E se depois dá na telha de algum infeliz botânico querer que nos prados não haja senão quadrifólios, e se desepera, matando-se, porque só encontra trifólios, a culpa não é dos trifólios, mas do botânico!



19 comentários:

MagyMay disse...

Já li, reli e reli.
...vejo no texto a palavra "homem" mas leio "mulher"
...vejo no texto escrita a palavra "mulher" e leio "homem"

Que patologia será?????

Beijo, bom fim de semana

O LOBO de....POTT disse...

Não sei MagyMay...será erro de paralaxe?
Provavelmente...

Anónimo disse...

Lobinho, vamos lá...
Os homens JAMAIS veriam a mulher como estrela ou um coração de Copas. Primeiro, porque não gostam de coisas pontudas; segundo, porque ligar-se sentimentalmente sempre reduz as chances de novas conquistas - sim, o homem é um predador em todo e qualquer sentido. E, como predador, quer exclusividade para comer a caça.
O problema é que muitos e muitos e muitos predadores já perderam seus dentes, sua malícia, sua tática. E a caça deixa de ser caça. Deixa de ser exclusiva. E é o que sempre foi, mas ele nunca percebeu - uma mulher livre, que tem amor-próprio, que pensa, e sabe, por todos os indicativos do seu texto, que quem dá as cartas é ela.
beijinhos

O LOBO de....POTT disse...

Minha Linda e Bela Senhora
Perante a sua capacidade de análise e os argumentos apresentados,sinto-me aniquilado.Um verdadeiro zero.
A INTROSPECÇÃO é um tanto semelhante ao acto de nos contemplarmos numa colher: ou nos vemos disformes, ou de pernas para o ar, ou aumentados, ou reduzidos. Como somos na realidade, nunca.
Enfim...nada percebo de mulheres...

Meditando disse...

Meu querido,isso não é assim.É ao contrário.
Todas as mulheres acreditam firmemente na possibilidade do homem ideal.
E esse é o seu único defeito.
Vê se aprendes.

Bloguinho da Zizi disse...

Ah!.... enfim uma frase verdadeira......
.....nada percebo de mulheres.......

Quanto ao café...qualquer dia destes vamos tomá-lo.
Será que o macaco viria também??

Beijo

clarinha florida disse...

Para ti meu amigo Lobo,relecte..
Quer queiras quer não, nós somos superiores.
Enquanto o homem vem ao mundo completamente cru, as mulheres já chegam com quase metade da lição estudada.
Qualquer menina de 2 ou 3 anos já tem preocupações de ordem prática. Ela brinca às casinhas e aprende a pôr um pouco de ordem nas coisas. Ela pede uma bonequinha a quem chama filha e da qual cuida, instintivamente, como qualquer mãe veterana. Ela fala em namoro mesmo sem ter uma ideia muito clara do que vem a ser isso. Noutras palavras, ela já nasce a saber. E o que não sabe, intui.
Já com os homens a historia é outra. Já viste
um menino dessa idade a brincar aos directores? Já ouviste falar de algum garoto fingindo ir ao banco pagar as contas? Já presenciaste um bando de meninos fingindo estar preocupados com a entrega da declaração do IRS?
Não, nunca viste nem nunca verás. Porque o homem nasce, vive e morre uma existência infanto juvenil. O que varia ao longo da vida é o preço dos brinquedos.

Unknown disse...

Coitadinhos dos homens!
Quem trai mais são eles.
Os pobrezinhos sentem-se incompreendidos pelas respectivas.e então,traem.
Problema: os homens têm muita dificuldade em falar de quase tudo. E muitos deles escondem sentimentos que, com uma boa conversa, se resolviam em meia hora. Enfim, pode ser mais agradável convidar a secretária para jantar... Além disso, 77% dos homens 'enganadores' têm amigos que fazem a mesma coisa. Meninas,com os argumentos do Lobo,cuidado: ao que parece, continuamos numa sólida cultura masculina que legitimiza as 'uniões por fora'.

NOKITAS disse...

Realmente se as mulhres são assim tão más existem palhaços que não deviam sequer ter direito a tocar-lhes. Todas nós, por muito desligadas que sejamos e por muito que não queiramos dar o ouro ao bandido, GOSTAMOS DE " COLO".

NOKInhas

Moralista disse...

Para fazeres um comentário desses só podes ter parado de tomar a medicação. Ou então bebeste! Se as mulheres são as fdp que retratas no teu comentário, evita-as. Foje delas como o diabo foge da cruz. Garanto-te, ELAS AGRADECEM!

O LOBO de....POTT disse...

Pronto!
Não se zanguem.
No mundo masculino nem tudo é o que parece...

Graça Pereira disse...

Para quando uma análise sobre os homens para nós mulheres "aprendermos" um pouco??
Não sei se passa na censura... Voltou o traço azul ou vermelho...já não me lembro bem!! Nunca fui censurada!!!
Um beijo
Graça

Unknown disse...

Pena que ainda não inventaram botox para a alma. E nem cirurgia plástica para a subjetividade.
Um beijo e todo meu carinho.
Emília

Unknown disse...

Não sejamos hipócritas.
A mulher trai sim.
É o vício no friozinho na barriga, sabe? De coisas novas, de conquista.
Se me interessar em alguém, eu fico.
Claro que há muitas mulheres fieis,acredito,mas será que não traem em pensamento?
Claro que traem.
Só não entendo porque nos queremos mostrar tão púdicas.Estamos no sec.XXI.
Minhas caras companheiras de jornada,se não o fazemos é por medo.Nem sequer é por respeito ao parceiro.
Quando se trai não se deixa de amar,acreditem.

Unknown disse...

Aviso à tripulação
É importante ter um relacionamento alegre, interessante, não deixar que ele se desgaste e fique sem graça. A traição é uma conseqüência disso tudo.

Lebasiana disse...

LOL!

ISSO QUE TU DESCREVES... NÃO É HOMEM... NÃO É MULHER... É UM ANIMAL! RACIONAL?! IRRACIONAL?! TANTO FAZ! TODOS NASCEMOS COM UM CERTO INSTINTO ANIMAL QUE NOS ESTIMULA A SERMOS PREDADORES E OUTRAS VEZES A PRESA... A vida seria extremamente monótona se assim não o fosse!

A ASSOCIAÇÃO DO QUE ACABEI DE ESCREVER A TRAIÇÃO, JÁ VAI VARIAR CONFORME A DEFINIÇÃO QUE CADA UM DE NÓS TEM DE TRAIÇÃO E AÍ... [dependendo da definição de traição] PODEMOS CONCLUIR QUE NO FUNDO SOMOS TODOS UNS TRAIDORES... ou só alguns!

EU ADMITO... AINDA NÃO PERDI TEMPO A PENSAR NA DEFINIÇÃO DE TRAIÇÃO! O QUE SEI É QUE NOS NOSSOS SONHOS NÃO TEMOS AUTO-CONTROLO, NEM CENSURA... E, SEM CENSURA, TUDO PODE ACONTECER... MESMO AMANDO INCONDICIONALMENTE UMA PESSOA!

É PÁ... TENHO QUE ME PREPARAR PARA QUANDO CÁ VIER! DEIXAS-ME A PENSAR...

OBRIGADA
[ATENÇÃO! este obrigada não é do tipo: obrigada por me colocares a pensar... já não o fazia há algum tempo!]

TENHO A SENSAÇÃO QUE AINDA VOU ACABAR POR DECOBRIR AQUI UM GRANDE ROMÂNTICO... SÓ TRATA "TÃO MAL" QUEM FOI MUITO MAGOADO... TADINHO! INICIEI O TEXTO A ASSOCIAR-TE A UM LOBO MAU E AGORA A IMAGEM É DE UM CORDEIRINHO A FAZER BEICINHO! LOL! [este parágrafo é para ser lido com ironia... ou não...]

Unknown disse...

Se eu tenho a certeza de que um homem gosta de mim, não ligo se por acaso ele se interessar sexualmente por outra mulher. Eu ligo, sim, se ele desenvolver sentimentos por outra,mesmo que não fique com ela.Portanto espero da parte dele a mesma compreensão.

Milhita disse...

Sem comentar, um desafio....
De cada face, uma expressão,às vezes a nossa visão convicta não é mais que um teatro desfocado do que nos vai na mente.
Parece-me isso..
Deixo-te uma prenda, um gesto e uma diferença, por nao me rever.
Vai ver.
Bom fim de semana

AnaMar (pseudónimo) disse...

A infidelidade não é exclusivo de mulher ou de homem. Acontece, pelas mais variadas razões.

A mentira, igualmente.

O engano, resulta ou das ilusões que nos criaram, ou das nossas próprias ilusões.

Será que os outros não nos desiludem, mas que nós é que nos iludimos?

Bj de mar.