sexta-feira, 23 de março de 2012

Bacalhau à BRÁS e o Lobo

BACALHAU A BRAS
Hoje comi atum à Brás e pensei no Brás do bacalhau. Quem seria ou é?
Ainda não investiguei mas já desenvolvi todo um filme a propósito do Brás e derivados.
Vejamos,existe o bacalhau à Brás e eu não sei se "Brás" é homem, mulher, vivo ou morto. Mas atribuo-lhe logo o atum, o frango e os cogumelos. E o que mais se fizer da mesma maneira.
Enquanto a cebola e o azeite já cheiravam pela casa - o refogado pode ter-me subido à cabeça para me dedicar a tal assunto, admito – pensava:“mas à Brás porquê? E posso invadir assim a invenção de alguém, com atum ou frango? E se Brás não comia carne? Dizer que é tudo à Brás se se empenhou foi no bacalhau?”....por falar em bacalhau, juntar o atum
“E se se trata de outra pessoa, será justo para quem se lembrou do atum cozinhado assim, que Brás fique com os louros?”
....as batatas agora, e deitar tudo num tacho
E quanto mais pensava mais me embrenhava em teorias e pior, dúvidas sobre o que é correcto ou não atribuir a este Brás.
...bater os ovos e envolver
“Por outro lado, como sei que não foi um/a Brás? Uma pessoa que só comia o que tudo fosse acompanhado de batata palha e envolvido em ovos? Uma mania. Há quem só queira bitoques ou saladas, o Brás podia querer tudo amarelo.”
Digo bacalhau à Brás desde que me lembro e não sei quem era Brás.
Há ainda a questão de o facto de mesmo sendo feitos da mesma maneira, o bacalhau ser à Brás, o atum à Sequeira, o frango á Brito, os cogumelos à Mendonça, gerar a maior das confusões.
“Que fizeste hoje?”
“Atum à Brás”
Digo bacalhau à Brás desde sempre e desconheço se o/a Brás fazia atum. Não sei tão pouco se apreciava atum. Ou frango. Ou cogumelos. E podia gostar de cada uma destas coisas mas sem batata palha e ovos. Ou de todas juntas. Sem ovos. Ou batatas.
Quando me sentei para jantar, percebi que qualquer coisa que Brás fizesse seria sempre à Brás independentemente de quem a tivesse criado. Por isso, esta problemática começa e acaba nesta crónica.